abril 26, 2021 Notícias 0 Comment

Com projeto inovador, o Professor Helvio Costa que foi candidato a vice-presidente da República nas eleições de 2018, busca recursos em organismos internacionais e fundações para programa de bolsas e coloca Itaboraí na vitrine da educação nacional.

Convênio Assinado com a DEGASE, ligado e Secretaria e Educação com Apoio da Secretaria de Agricultura promoverá a formação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em aquicultores.

Com a missão de Incluir e transformar pela educação a FACES Faculdade Cooperar Brasil nasce com a visão de ser referência nacional dessa inclusão e transformação social pela educação e universalização do conhecimento. E com isso espera contribuir para melhora na vida das pessoas por meio de educação responsável, formando cidadãos, solidários, justos e conscientes plenos em direito e obrigações, preparando-os para o mercado e para a vida em sociedade, gerando valores pessoais de forma perene e sustentável, auxiliando pessoas nos desenvolvimentos de seus talentos e vocação, para que possam fazer a diferença assumindo papel de destaque nas áreas da sociedade nas quais atuem.

Essa é a intenção do professor Helvio Costa que ao fundar a FACES FACULDADE COOPERAR BRASIL, O LICEU COOPERAR DE OFÍCIOS e o COLÉGIO DE APLICAÇÃO COOPERAR, tinha em mente algo que fosse para além da indignação que esta óbvia no cenário educacional brasileiro. Algo que fosse de fato uma mudança no paradigma na realidade educacional brasileira capaz de produzir inclusão social a partir da educação universalização da educação.

Mantida pelo Instituto Cooperar Brasil instituição voltada a projetos de inclusão e transformação a Faculdade Mantem uma Escola Técnica com cursos de aquicultura, enfermagem, enfermagem do trabalho, radiologia, podologia, estética, administração, complementação pedagógica, secretaria escolar. Ou seja, cursos que levam diretamente para o mercado de trabalho.

Em parceria com a mantenedora, como ação de curto prazo, vamos iniciar um processo de bolsas integrais para alguns alunos que não possam custear seus estudos diz o diretor da instituição.

Além da escola técnica o Faculdade inicia no município vizinho de Tanguá com recursos privados a reforma do Liceu Cooperar de Artes e Ofícios com cursos nas áreas do funilaria, pintura de autos, robótica, mecatrônica, web designer entre outros. Esses cursos são todos gratuitos.

O Liceu é um espaço de formação profissional diferenciado que busca a inclusão social através da educação e da qualificação profissional como mecanismos de protagonismo, empreendedorismo e transformação social, preparando o sujeito para o exercício da cidadania, a partir do desenvolvimento e valorização de talentos, com base na criatividade e na inovação. O Projeto está fundamentado em metodologias ativas, cultura maker e STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics , que prevê espaços educativos de formação profissional cidadã de jovens e adultos, priorizando o protagonismo e a inovação como princípio básico de qualificação diferenciada, buscando a inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho, e aquisição de conhecimentos e experiências que fortaleçam o exercício de sua cidadania para o desenvolvimento da sociedade sustentável.