Ensinando a Aprender

A formação continuada é uma estratégia de melhoria da qualidade de ensino que consiste em estabelecer propostas que contribuam para que o conhecimento seja socializado, da melhor forma possível, num processo de humanização. Desta forma, o Projeto Ensinando a Aprender visa realizar um trabalho de fortalecimento emocional dos profissionais da Educação Básica dos Municípios, visando a reconstrução da identidade docente desses profissionais para atuar no contexto atual.

O Projeto utiliza a metodologia da problematização, centrada na reflexão do cotidiano, estimulando um processo de desconstrução e de busca de novos e diferentes saberes que compõem e possibilitam uma nova construção desse cotidiano, que é dinâmico e provisório.

Essa forma de aprendizado favorece o desenvolvimento de habilidades de observação, análise, avaliação, cooperação entre os membros do grupo e superação de conflitos, além de possibilitar o desenvolvimento de tecnologias culturalmente compatíveis.

A oficina está organizada em cinco unidades: a primeira de apresentação e as outras quatro atividades direcionadas por coordenadores do projeto. Cada uma delas contém atividades específicas necessárias para se trabalhar determinados conceitos-chave com o intuito de promover a reflexão junto aos educadores sobre os problemas cotidianos da educação.

A avaliação do processo acontece no início e no término das atividades de cada dia, com a utilização de dinâmicas de grupo e de instrumentos que permitem a verificação do aproveitamento dos participantes, as facilidades e dificuldades da aplicação da metodologia, a atuação do instrutor/ mediador e as proposições de ajustes no processo da oficina.

O Projeto Ensinando a Aprender é desenvolvido em espaços de aprendizagem colaborativa, estimulando a criatividade, fortalecendo a autoestima, contribuindo para a valorização do profissional da Educação Básica dos Municípios.